2009-04-21

Sintaxe: há mais de uma maneira de ver e de indicar os constituintes imediatos!

[ [ [ As ] [ tribos] [ rubras ] ] [ [ fugiram ] ] ]

Brinquemos um pouco com a estrutura de uma frase de Flávia CARONE.

Primeiro, usando colchetes à maneira da autora:
"As tribos rubras da tarde rapidamente fugiram."
[ As tribos rubras de a tarde ] rapidamente fugiram.
[ As ] tribos rubras de a tarde
As tribos rubras [ de a tarde ]
As tribos rubras [ de ] a tarde
As tribos rubras [ de[ a ] tarde
[ As ] tribos rubras de a tarde [ rapidamente ] fugiram

Proceder assim:
a. Procurar duas partes que se articulam (notará, intuitivamente, que se relacionam) no todo da frase e pôr entre colchetes a que parece ser marginal, com relação à outra parte (que é o núcleo).
b. Transcrever sem colchetes para a linha abaixo, mantendo a posição na linha, trecho ainda não analisado (correspondente a dois ou mais vocábulos formais, a duas ou mais lexias).
c. Prosseguir com os passos (a) e (b) até que não só haja unidades sintáticas simples (com um único vocábulo formal, uma lexia).

O que acontece se você tentar classificar todos os constituintes na análise acima, estejam ou não entre colchetes, conforme o critério tradicional de função sintática (veja a lista de abreviaturas)?

Agora vamos analisar a mesma frase usando colchetes de forma econômica. Uma curiosidade e um desafio para você: mostre as indicações feitas pelos colchetes em uma árvore.
Em colchetes:
[O [SN [D As ] [N tribos ] [SA [ A rubras ] ] [SP [P de ] [SN [D a ] [N tarde ] ] ] ] [SV [SAdv [Adv rapidamente ] ] [V fugiram ] ] ]

Quer traçar a árvore? Siga as instruções.
a. A cada colchete de abertura "[" corresponde um nódulo de onde parte tantas linhas inclinadas ou vertical (se for só uma), sendo uma para cada dupla de colchetes contida imediatamente depois do colchete de onde você parte.
b. Logo depois do colchete de abertura que não será esgalhado (que não contém outros), vem a própria expressão da frase.
c. Há colchete de fechamento "]" quando se chega ao fim, para baixo, ou seja, logo depois de expressão da frase transcrita.
d. Logo depois de cada colchete de abertura podem vir rótulos que indicam as classificações conforme categoria estrutural (SN, N, D...) e função sintática (Su, Nu, AN...).

2009-04-20

Informações possiveis numa "descrição estrutural"

Um enunciado possível de questão sobre frases é:

Indique a estrutura da frase abaixo
através de um gráfico arbóreo,
mostrando constituintes imediatos,
categorias estruturais e
funções sintáticas.

Frase: 'O rio Jaguaribe parte do centro do estado.'

Experimente pôr em seu gráfico ora uma ou duas dessas coisas pedidas, ora todas.

O se chama estrutura acima é a "rede de relações", o conjunto de conexões entre unidades sintáticas, quer formam unidades maiores; entre unidades maiores que vocábulo, para formar unidades cada vez maiores.

Note que há na frase acima 10 unidades, que podem ser numeradas para mostrar a ORDEM LINEAR. Essa ordem acontece por exigência da LINEARIDADE, que existe por causa da fonologia. Cada fonema é sentido como vindo depois de outro; cada grupo de fonemas (palavra, por exemplo) também vem depois de outro grupo de fonemas.
Entretanto, frases são SINTAGMAS. Quando produzimos e interpretamos frases, percebemos suas ORDENS ESTRUTURAIS. Um unidade conecta-se com outra, formando outra unidade maior. Grupos de unidades maiores conectam-se com outros grupos, para formar grupos cada vez maiores.

2009-04-14

LPVocábulo, (sub)classe, (sub)categoria

Leiamos o que disse o poeta-filósofo Fernando Pessoa.

"Dividiu Aristóteles a poesia em lírica, elegíaca, épica e dramática. Como todas as classificações bem pensadas, é esta útil e clara; como todas as classificações, é falsa. Os géneros não se separam com tanta facilidade íntima, e, se analisarmos bem aquilo de que se compõem, verificaremos que da poesia lírica à dramática há uma gradação contínua."

(Fernando Pessoa, Os heterônimos e os graus de lirismo, s/d, PESSOA, Fernando. Obras em prosa. Rio: Nova Aguilar, 1986.)

Decida se você quer ser um profissional de uma profissão chata, que paga mal, que exige de você o cumprimento de um programa conforme o "livro do professor", ou se vai começar a pensar, e vai pensar com a maior liberdade possível, embora, ao tente ajudar a construir conhecimento, filtre o que você diz para que saia o que parece funcional em sua turma.

Proponha classificações para:

. 'não',
. 'antes',
. 'vivamente',
. 'infelizmente',
. 'somente',
. 'assim'
. 'nem',
. 'e',
. 'também',
. 'de vez'
. 'até' e
. 'eis".

Procure em textos reais frases com esses vocábulos (pegue bons contos, boas crônicas na Internete, use o localizador CONTROL F, copie com contexto frasal), e tente classificá-los, utilizando critérios tradicionais, de Mattoso Camara, de outras fontes.

2009-04-13

LPFrase: Analisar sem interpretar?

Antes de entrar propriamente no assunto desta mensagem, recapitulemos alguns conceitos.

Um
Classe (categoria) estrutural...
interna, função (papel) formal, sintática... externa.


Você vê Orozimbo (momim legal, né?) na rua, olha e pensa "é um rapaz".

Quando escobre que ele, que coincidência, está sentado há três carteiras de você na aula de Italiano, pensa "é meu colega!". Nessa aula, o professor verá Orozimbo como "aluno". Em outros "sintagmas", ao longo do dia, o tal indivíduo será visto como "pai", "atendente", etc. conforme o contexto
e suas relações com as outras unidades com as quais tem conexão.

Você nota, de fato CLASSIFICA alguém como rapaz ou moça pelo que vê DENTRO do objeto classificado, por suas propriedades INTERNAS. Nota, classifica como namorado, aluno, atendente pelos papéis que desempenha com relação a outras unidades, em cada estrutura, percebidos como relevantes em certo momento.

Por isso, se lhe pergunto qual é a função sintática de "vasos de cerâmica marajoara", o que você deveria responder?
Primeiro pense, espere um pouco, só depois tente decifrar a resposta, obedecendo à instrução.
(Pressione o ratinho e passe selecionando as linhas entre os asteriscos, abaixo)
*Você não pode responder! Pode até dizer a função de "de cerâmica" COM RELAÇÃO ao núcleo "vasos", mas não se diz a que outra unidade, numa oração, está conectada "vasos de cerâmica marajoara". Construa oração na qual esse SINTAGMA NOMINAL funcione de várias maneiras, funções sintáticas.*
Se errou, volte e releia acima.


Dois
Classificar categorias estruturais e funções, com base em quê?


Observe a frase:
  • Os pãezinhos árabes comeram todos os fiéis, dividindo-os com as mãos.
Vamos analisar, de forma "tradicional pensada"?

Para começar, vamos marcar com uma sublinha os verbos, pensar sobre:
(a) que complementos (sujeitos, objetos diretos e indiretos, outros complementos, inerentes ao sentido do verbo na frase em questão) eles pedem, conforme seus significados e nossa experiência;
(b) que adjuntos podem estar na frase, ligados também ao verbo, do ponto de vista tradicional ou de seguidores de Tesnière.
Para os verbos da frase, poderia ser:

[1, SN:Su___________] comer [2, SN:OD___________] (Av_________) (Av_______)...

[1, SN:Su___________] dividir [2, SN:OD___________] (Av_________) (Av_______)...

Teríamos algo assim:
[1, SN:Su "todos os fiéis"] comiam [2, SN:OD "os pãezinhos árabes"] (Or:Av "dividindo-os com as mãos")
De fato, o SN1:Su (= Categoria estrutural Sintagma Nominal, com função sintática de Sujeito) não era "os pãezinhos árabes", que na enunciação original vinha antes do verbo, mas "todos os fiéis". E você pode estar-se perguntando porque se está dizendo que a expressão da categoria estrutural Sintagma Nominal tem a função de adjunto adverbial. Tradicionalmente, a classificação de "dividindo-os com as mãos" seria, explicando cada termo, OSAvTemp-RG:
  • Oração (unidade construída em torno de verbo);
  • Subordinada (fica "dentro" de outra oração, é membro de outra oração);
  • Adverbial (comporta-se não como substantivo ou como adjetivo, mas com advérbio);
  • Temporal (e isto será comentado especialmente no trecho miúdo, abaixo).
  • Reduzida de Gerúndio: em vez de vir introduzida por conjunção e com verbo em forma finita, conjugado, indicando tempo, modo, aspecto, pessoa e número, recebeu apenas a terminação "-ndo", dita de gerúndio.
Talvez você tenha sentido que a oração "dividindo-os com as mãos" parece "de modo", indicando a maneira como comiam. A mim também parece isso, mas na Nomenclatura Gramatical Brasileira, que regulamenta provas e concursos, esse termo não existe. Por isso, o jeito dados pela maior parte dos gramáticos (mas criticado por outros, como Bechara e Luft) é considerar que orações assim equivalem a:
'enquanto os divida com as mãos' ou 'quando os dividia com as mãos', sendo, portanto, temporais.
Para arrematar, lembramos-lhe que essas classificações como "adversativa", "conclusiva", "temporais", "condicionais" etc., aplicadas às orações, não nasceram de critérios sintáticos, mas de critérios semânticos.

Chamamos sua atenção para a consideração de COMPLEMENTOS e ADJUNTOS.
Vai voltar a ver isso na chamada "teoria", ou "gramática" de valência.
Os dois verbos acima são bivalentes, têm valência dois (para 'dividir', isso pode ser modificado), isto é, precisam de dois complementos (ou actantes) que são inerentes ao seu significado, preenchem suas casas, seus lugares, seus argumentos. Em toda ação de comer, na forma como simbolizamos o mundo com a língua portuguesa, envolve alguém que pratica a ação de comer, envolve o alimento.
Já as noções de lugar, tempo, causa e outras aplicam-se a muitas descrições do mundo, sem serem inerentes aos significados dos núcleos. As unidades contendo essas informações são adjuntos (circunstantes). Note que ter significado de lugar ou tempo é uma coisa, ser inerente ao sentido do verbo é outra. Nas frases abaixo, as expressões entre colchetes são complementos, actantes, preenchem argumentos, embora signifiquem tempo ou lugar:
  • As comemorações duraram [ de abril a junho ].
  • Aquele político mora [ perto do Cambeba ], mas vai todos os dias [ à zona oeste da cidade ].

Três
À análise, finalmente


Agora vamos retomar a análise. Primeiro, mostrando as unidades Período e Oração. Depois, levando as divisões e classificações até a menor unidade sintática. Antes, pusemos a frase na chamada "ordem direta".

Os pãezinhos árabes comeram todos os fiéis, dividindo-os com as mãos.
Período composto por subordinação.
/ Todos os fiéis comeram os pãezinhos árabes, OP
/ dividindo-os com as mãos. OSAvTemp

PRIMEIRA ORAÇÃO
[ Todos os fiéis SN:Su] comeram os pãezinhos árabes,
[ Todos Indef:AN ] os fiéis
[ Todos[os Det:AN ] fiéis
[ Todos[os Det:AN ] fiéis [N:Nu]
[ Todos os fiéis SN:Su] comeram os pãezinhos árabes [SV:Pd verbal]
[ Todos os fiéis SN:Su] comeram [ os pãezinhos árabes SN:OD]
[ Todos os fiéis SN:Su] comeram [ os Det:AN ] pãezinhos árabes ]
[ Todos os fiéis SN:Su] comeram [ os Det:AN ] pãezinhos [ árabes SA:AN ]
[ Todos os fiéis SN:Su] comeram [ os Det:AN ] pãezinhos [ N:Nu (do SN:OD)]
[ Todos os fiéis SN:Su] comeram [ V:Nu (do Pd) ]

SEGUNDA ORAÇÃO
Vamos deixar pormenores para a discussão com os interessados. Mostramos aqui apenas os dois complementos e o adjunto.
[ VAZIO i SN:Su ] dividindo-os com as mãos (i = "todos os fiéis", "sujeito oculto" )
[ VAZIO i SN:Su ] dividindo- [ os j SN:OD ] (j = "os pãezinhos árabes")
[ VAZIO i SN:Su ] dividindo-os ( com as mãos SP:AV)

Para lembrar, isto foi uma das formas de fazer análise em CONSTITUINTES IMEDIATOS, aplicando às unidades etiquetas de CATEGORIA ESTRUTURAL e FUNÇÃO SINTÁTICA.

É claro que tem erro aí, não tive(mos) tempo de revisar, por isso é que é pouco confiável essa coisa posta em blogue! Qualquer um faz.

2009-04-01

LPVocábulo, 2009-1, turma C, atividade para a sexta-feira do congresso (3 de abril)

Pessoal, para não ficarmos só com a metade do trabalho do semestre, proponho estas atividades.

Primeira
Leiam e copiem o texto de Zeca Baleiro "Entretantos e finalmentes", na seção Última palavra
da revista Isto É, disponível no sítio:
http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2051/artigo127061-1.htm

Escrevam, em 25 a 35 linhas, comentário sobre a classificação das palavras desse texto. Fundamente suas afirmações em pontos do texto de Zeca Baleiro e em afirmações das gramáticas ou livros do ensino médio.

Segunda
Ainda com base no exame do texto, anotem suas observações sobre o seguinte: até que pondo as subclasses das classes de palavras tradicionalmente consideradas poderiam estar em outras classes ou ser classes autônomas? Até que ponto poderiam as classes ser subclasses de outras classes, diferentes das que as contém hoje? Pense sempre nos critérios, nas razões para o que afirmam.
Proponho o uso das abreviaturas Sb, Ar, Aj, Nm, Pn, Vb, Av, Pp, Cj, Ij e PD ("palavras denotativas").

LPFrase 2009-1 A, B, C - Atividade do congresso da sexta-feira 3 de abril

Como combinamos, uma vez que, neste semestre, fica só a metade das aulas em classe, pois o resto é de encontro (ou congresso, reunião, semana de x), feriado, imprensado, não podemos contar só com o que é presencial.

Já vimos quanto há para discutir num simples trecho como o parágrafo abaixo, de "Uns braços", conto de Machado de Assis escrito em norma padrão e sem as dificuldades que poderiam surgir nos romances do mesmo autor. Dou uma mãozinha no que você vêm tentando fazer, aplicando um pequeno questionário. Lembro que estão nos vínculos ("links") aí à direita:
. o conto completo e
. tabela com a terminologia tradicional (nela, os itens marcados por "*" são "modernos"), bem como abreviaturas sugeridas.
Esses dois itens e alguns textos outros estão também na fotocopiadora da Biblioteca.

TRECHO
"Não digo que ficou em paz com os meninos, porque o nosso Inácio não era propriamente menino. Tinha quinze anos feitos e bem feitos. Cabeça inculta, mas bela, olhos de rapaz que sonha, que adivinha, que indaga, que quer saber e não acaba de saber nada. Tudo isso posto sobre um corpo não destituído de graça, ainda que mal vestido. O pai é barbeiro na Cidade Nova, e pô-lo de agente, escrevente, ou que quer que era, do solicitador Borges, com esperança de vê-lo no foro, porque lhe parecia que os procuradores de causas ganhavam muito. Passava-se isto na Rua da Lapa, em 1870."

PERGUNTAS
Leia a frase a seguir e faça o que é solicitado:

"O pai é barbeiro na Cidade Nova, e pô-lo de agente, escrevente, ou que quer que era, do solicitador Borges, com esperança de vê-lo no foro, porque lhe parecia que os procuradores de causas ganhavam muito."

1. Aplique à frase (um período com quantas orações?) a técnica de partir de um núcleo e localizar todos os dependentes (complementos e adjuntos) que com ele estão conectados. Faça isso sucessivamente: tome para análise cada uma das unidades dependentes, para nelas descobrir núcleos e dependentes... até que não reste unidade observável no nível sintático (ou seja, uma lexia, um vocábulo formal).
2. Classifique as unidades encontradas conforme o critério "função sintática" tradicional, apondo-lhes rótulos (etiquetas), valendo-se das abreviaturas sugeridas na tabela que fizemos.
3. Relate as dificuldades, as dúvidas que restaram, o que lhe parece incoerente na terminologia. Seu relato não deve ser genérico, vazio, só para inglês ver ("Bem complexa é a análise tradicional, mas compensa esse estudo..."). Deve falar das dificuldades que você realmente encontrou, indicando concretamente onde estão na frase essas dificuldades.
4. No relato, informe também o que dizem a respeito as gramáticas e manuais consultados, que devem figurar em referencial bibliográfico a ser informado.