2015-06-22

2015-1 LPFrase - Complementação de exercício-teste

Como combinamos em classe, as questões devem ser resolvidas ou preparadas em classe, para entrega e discussão na próxima aula.

 • Retome a frase que se inicia com "O Presidente Lula". Tente verificar todas as conexões entre todas as unidades, sejam unidades lexicais (adjetivo, artigo...) ou de classes sintagmáticas (sintagma adjetival, orações...), verificando como se classificam quanto às classes estruturais ou às funções sintáticas (Sujeito, Adjunto Adnominal...).

 • Ao contrário do que acontece com os exemplos típicos de gramáticas tradicionais, artificiais ou com recortes preparados para confirmarem o ensinamento do autor, textos reais contém frases nominais não construídas em torno de verbos em forma finita; unidades omitidas por faltarem as informações correspondentes ("indeterminadas");  casas preenchidas mas sem informação referencial direta, que só pode ser recuperada em outra parte do texto e unidades que só se completam em outra frase (frases de situação).
Mostre como isso acontece no texto e discuta classificações possíveis para tais unidades.

TEXTO
Época – Onde seus filhos estudam?
Haddad – Em duas escolas particulares de Brasília.
Época – Por que não em públicas?
Haddad – Nos afastamos dessa perspectiva. Eu nunca estudei em escola pública, só na universidade. Quem sabe meus netos estudem? O Presidente Lula sempre faz essa pergunta aos prefeitos, logo depois de ouvir que as escolas estão indo bem. É a prova dos nove. Mas eu me animei com os últimos resultados da Prova Brasil. Nós temos escolas com nível de excelência. Tenho esperança de que em breve o Brasil vai conseguir se reeducar.
Época – A tempo de sua filha de 7 anos se formar na rede pública?
Haddad – Quem sabe? Espero que sim.
(ÉPOCA, 30 de abril de 2007, n. 467, p. 42-43)