2009-04-01

LPFrase 2009-1 A, B, C - Atividade do congresso da sexta-feira 3 de abril

Como combinamos, uma vez que, neste semestre, fica só a metade das aulas em classe, pois o resto é de encontro (ou congresso, reunião, semana de x), feriado, imprensado, não podemos contar só com o que é presencial.

Já vimos quanto há para discutir num simples trecho como o parágrafo abaixo, de "Uns braços", conto de Machado de Assis escrito em norma padrão e sem as dificuldades que poderiam surgir nos romances do mesmo autor. Dou uma mãozinha no que você vêm tentando fazer, aplicando um pequeno questionário. Lembro que estão nos vínculos ("links") aí à direita:
. o conto completo e
. tabela com a terminologia tradicional (nela, os itens marcados por "*" são "modernos"), bem como abreviaturas sugeridas.
Esses dois itens e alguns textos outros estão também na fotocopiadora da Biblioteca.

TRECHO
"Não digo que ficou em paz com os meninos, porque o nosso Inácio não era propriamente menino. Tinha quinze anos feitos e bem feitos. Cabeça inculta, mas bela, olhos de rapaz que sonha, que adivinha, que indaga, que quer saber e não acaba de saber nada. Tudo isso posto sobre um corpo não destituído de graça, ainda que mal vestido. O pai é barbeiro na Cidade Nova, e pô-lo de agente, escrevente, ou que quer que era, do solicitador Borges, com esperança de vê-lo no foro, porque lhe parecia que os procuradores de causas ganhavam muito. Passava-se isto na Rua da Lapa, em 1870."

PERGUNTAS
Leia a frase a seguir e faça o que é solicitado:

"O pai é barbeiro na Cidade Nova, e pô-lo de agente, escrevente, ou que quer que era, do solicitador Borges, com esperança de vê-lo no foro, porque lhe parecia que os procuradores de causas ganhavam muito."

1. Aplique à frase (um período com quantas orações?) a técnica de partir de um núcleo e localizar todos os dependentes (complementos e adjuntos) que com ele estão conectados. Faça isso sucessivamente: tome para análise cada uma das unidades dependentes, para nelas descobrir núcleos e dependentes... até que não reste unidade observável no nível sintático (ou seja, uma lexia, um vocábulo formal).
2. Classifique as unidades encontradas conforme o critério "função sintática" tradicional, apondo-lhes rótulos (etiquetas), valendo-se das abreviaturas sugeridas na tabela que fizemos.
3. Relate as dificuldades, as dúvidas que restaram, o que lhe parece incoerente na terminologia. Seu relato não deve ser genérico, vazio, só para inglês ver ("Bem complexa é a análise tradicional, mas compensa esse estudo..."). Deve falar das dificuldades que você realmente encontrou, indicando concretamente onde estão na frase essas dificuldades.
4. No relato, informe também o que dizem a respeito as gramáticas e manuais consultados, que devem figurar em referencial bibliográfico a ser informado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde amado mestre.Venho aqui me prontificar a dar uma pequena colaboração aos ilustres colegas de turma.O Livro Análise Sintática, da autora Márcia Angélica , editora Saraiva, está disponível no site www.estantevirtual.com.br ou Mercado Livre, por um preço bem acessível variando entre 8,00 e 20,00.Este livro é excelente,com uma linguagem bem clara e esclarecedora.Nas livrarias ele custa em torno de 30,00, vale a dica para quem deseja obtê-lo também para consultas posteriores.Espero ter colaborado com todos.Abraços cordiais, Vera.