2009-04-21

Sintaxe: há mais de uma maneira de ver e de indicar os constituintes imediatos!

[ [ [ As ] [ tribos] [ rubras ] ] [ [ fugiram ] ] ]

Brinquemos um pouco com a estrutura de uma frase de Flávia CARONE.

Primeiro, usando colchetes à maneira da autora:
"As tribos rubras da tarde rapidamente fugiram."
[ As tribos rubras de a tarde ] rapidamente fugiram.
[ As ] tribos rubras de a tarde
As tribos rubras [ de a tarde ]
As tribos rubras [ de ] a tarde
As tribos rubras [ de[ a ] tarde
[ As ] tribos rubras de a tarde [ rapidamente ] fugiram

Proceder assim:
a. Procurar duas partes que se articulam (notará, intuitivamente, que se relacionam) no todo da frase e pôr entre colchetes a que parece ser marginal, com relação à outra parte (que é o núcleo).
b. Transcrever sem colchetes para a linha abaixo, mantendo a posição na linha, trecho ainda não analisado (correspondente a dois ou mais vocábulos formais, a duas ou mais lexias).
c. Prosseguir com os passos (a) e (b) até que não só haja unidades sintáticas simples (com um único vocábulo formal, uma lexia).

O que acontece se você tentar classificar todos os constituintes na análise acima, estejam ou não entre colchetes, conforme o critério tradicional de função sintática (veja a lista de abreviaturas)?

Agora vamos analisar a mesma frase usando colchetes de forma econômica. Uma curiosidade e um desafio para você: mostre as indicações feitas pelos colchetes em uma árvore.
Em colchetes:
[O [SN [D As ] [N tribos ] [SA [ A rubras ] ] [SP [P de ] [SN [D a ] [N tarde ] ] ] ] [SV [SAdv [Adv rapidamente ] ] [V fugiram ] ] ]

Quer traçar a árvore? Siga as instruções.
a. A cada colchete de abertura "[" corresponde um nódulo de onde parte tantas linhas inclinadas ou vertical (se for só uma), sendo uma para cada dupla de colchetes contida imediatamente depois do colchete de onde você parte.
b. Logo depois do colchete de abertura que não será esgalhado (que não contém outros), vem a própria expressão da frase.
c. Há colchete de fechamento "]" quando se chega ao fim, para baixo, ou seja, logo depois de expressão da frase transcrita.
d. Logo depois de cada colchete de abertura podem vir rótulos que indicam as classificações conforme categoria estrutural (SN, N, D...) e função sintática (Su, Nu, AN...).

Nenhum comentário: