2009-04-13

LPFrase: Analisar sem interpretar?

Antes de entrar propriamente no assunto desta mensagem, recapitulemos alguns conceitos.

Um
Classe (categoria) estrutural...
interna, função (papel) formal, sintática... externa.


Você vê Orozimbo (momim legal, né?) na rua, olha e pensa "é um rapaz".

Quando escobre que ele, que coincidência, está sentado há três carteiras de você na aula de Italiano, pensa "é meu colega!". Nessa aula, o professor verá Orozimbo como "aluno". Em outros "sintagmas", ao longo do dia, o tal indivíduo será visto como "pai", "atendente", etc. conforme o contexto
e suas relações com as outras unidades com as quais tem conexão.

Você nota, de fato CLASSIFICA alguém como rapaz ou moça pelo que vê DENTRO do objeto classificado, por suas propriedades INTERNAS. Nota, classifica como namorado, aluno, atendente pelos papéis que desempenha com relação a outras unidades, em cada estrutura, percebidos como relevantes em certo momento.

Por isso, se lhe pergunto qual é a função sintática de "vasos de cerâmica marajoara", o que você deveria responder?
Primeiro pense, espere um pouco, só depois tente decifrar a resposta, obedecendo à instrução.
(Pressione o ratinho e passe selecionando as linhas entre os asteriscos, abaixo)
*Você não pode responder! Pode até dizer a função de "de cerâmica" COM RELAÇÃO ao núcleo "vasos", mas não se diz a que outra unidade, numa oração, está conectada "vasos de cerâmica marajoara". Construa oração na qual esse SINTAGMA NOMINAL funcione de várias maneiras, funções sintáticas.*
Se errou, volte e releia acima.


Dois
Classificar categorias estruturais e funções, com base em quê?


Observe a frase:
  • Os pãezinhos árabes comeram todos os fiéis, dividindo-os com as mãos.
Vamos analisar, de forma "tradicional pensada"?

Para começar, vamos marcar com uma sublinha os verbos, pensar sobre:
(a) que complementos (sujeitos, objetos diretos e indiretos, outros complementos, inerentes ao sentido do verbo na frase em questão) eles pedem, conforme seus significados e nossa experiência;
(b) que adjuntos podem estar na frase, ligados também ao verbo, do ponto de vista tradicional ou de seguidores de Tesnière.
Para os verbos da frase, poderia ser:

[1, SN:Su___________] comer [2, SN:OD___________] (Av_________) (Av_______)...

[1, SN:Su___________] dividir [2, SN:OD___________] (Av_________) (Av_______)...

Teríamos algo assim:
[1, SN:Su "todos os fiéis"] comiam [2, SN:OD "os pãezinhos árabes"] (Or:Av "dividindo-os com as mãos")
De fato, o SN1:Su (= Categoria estrutural Sintagma Nominal, com função sintática de Sujeito) não era "os pãezinhos árabes", que na enunciação original vinha antes do verbo, mas "todos os fiéis". E você pode estar-se perguntando porque se está dizendo que a expressão da categoria estrutural Sintagma Nominal tem a função de adjunto adverbial. Tradicionalmente, a classificação de "dividindo-os com as mãos" seria, explicando cada termo, OSAvTemp-RG:
  • Oração (unidade construída em torno de verbo);
  • Subordinada (fica "dentro" de outra oração, é membro de outra oração);
  • Adverbial (comporta-se não como substantivo ou como adjetivo, mas com advérbio);
  • Temporal (e isto será comentado especialmente no trecho miúdo, abaixo).
  • Reduzida de Gerúndio: em vez de vir introduzida por conjunção e com verbo em forma finita, conjugado, indicando tempo, modo, aspecto, pessoa e número, recebeu apenas a terminação "-ndo", dita de gerúndio.
Talvez você tenha sentido que a oração "dividindo-os com as mãos" parece "de modo", indicando a maneira como comiam. A mim também parece isso, mas na Nomenclatura Gramatical Brasileira, que regulamenta provas e concursos, esse termo não existe. Por isso, o jeito dados pela maior parte dos gramáticos (mas criticado por outros, como Bechara e Luft) é considerar que orações assim equivalem a:
'enquanto os divida com as mãos' ou 'quando os dividia com as mãos', sendo, portanto, temporais.
Para arrematar, lembramos-lhe que essas classificações como "adversativa", "conclusiva", "temporais", "condicionais" etc., aplicadas às orações, não nasceram de critérios sintáticos, mas de critérios semânticos.

Chamamos sua atenção para a consideração de COMPLEMENTOS e ADJUNTOS.
Vai voltar a ver isso na chamada "teoria", ou "gramática" de valência.
Os dois verbos acima são bivalentes, têm valência dois (para 'dividir', isso pode ser modificado), isto é, precisam de dois complementos (ou actantes) que são inerentes ao seu significado, preenchem suas casas, seus lugares, seus argumentos. Em toda ação de comer, na forma como simbolizamos o mundo com a língua portuguesa, envolve alguém que pratica a ação de comer, envolve o alimento.
Já as noções de lugar, tempo, causa e outras aplicam-se a muitas descrições do mundo, sem serem inerentes aos significados dos núcleos. As unidades contendo essas informações são adjuntos (circunstantes). Note que ter significado de lugar ou tempo é uma coisa, ser inerente ao sentido do verbo é outra. Nas frases abaixo, as expressões entre colchetes são complementos, actantes, preenchem argumentos, embora signifiquem tempo ou lugar:
  • As comemorações duraram [ de abril a junho ].
  • Aquele político mora [ perto do Cambeba ], mas vai todos os dias [ à zona oeste da cidade ].

Três
À análise, finalmente


Agora vamos retomar a análise. Primeiro, mostrando as unidades Período e Oração. Depois, levando as divisões e classificações até a menor unidade sintática. Antes, pusemos a frase na chamada "ordem direta".

Os pãezinhos árabes comeram todos os fiéis, dividindo-os com as mãos.
Período composto por subordinação.
/ Todos os fiéis comeram os pãezinhos árabes, OP
/ dividindo-os com as mãos. OSAvTemp

PRIMEIRA ORAÇÃO
[ Todos os fiéis SN:Su] comeram os pãezinhos árabes,
[ Todos Indef:AN ] os fiéis
[ Todos[os Det:AN ] fiéis
[ Todos[os Det:AN ] fiéis [N:Nu]
[ Todos os fiéis SN:Su] comeram os pãezinhos árabes [SV:Pd verbal]
[ Todos os fiéis SN:Su] comeram [ os pãezinhos árabes SN:OD]
[ Todos os fiéis SN:Su] comeram [ os Det:AN ] pãezinhos árabes ]
[ Todos os fiéis SN:Su] comeram [ os Det:AN ] pãezinhos [ árabes SA:AN ]
[ Todos os fiéis SN:Su] comeram [ os Det:AN ] pãezinhos [ N:Nu (do SN:OD)]
[ Todos os fiéis SN:Su] comeram [ V:Nu (do Pd) ]

SEGUNDA ORAÇÃO
Vamos deixar pormenores para a discussão com os interessados. Mostramos aqui apenas os dois complementos e o adjunto.
[ VAZIO i SN:Su ] dividindo-os com as mãos (i = "todos os fiéis", "sujeito oculto" )
[ VAZIO i SN:Su ] dividindo- [ os j SN:OD ] (j = "os pãezinhos árabes")
[ VAZIO i SN:Su ] dividindo-os ( com as mãos SP:AV)

Para lembrar, isto foi uma das formas de fazer análise em CONSTITUINTES IMEDIATOS, aplicando às unidades etiquetas de CATEGORIA ESTRUTURAL e FUNÇÃO SINTÁTICA.

É claro que tem erro aí, não tive(mos) tempo de revisar, por isso é que é pouco confiável essa coisa posta em blogue! Qualquer um faz.

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