2009-04-14

LPVocábulo, (sub)classe, (sub)categoria

Leiamos o que disse o poeta-filósofo Fernando Pessoa.

"Dividiu Aristóteles a poesia em lírica, elegíaca, épica e dramática. Como todas as classificações bem pensadas, é esta útil e clara; como todas as classificações, é falsa. Os géneros não se separam com tanta facilidade íntima, e, se analisarmos bem aquilo de que se compõem, verificaremos que da poesia lírica à dramática há uma gradação contínua."

(Fernando Pessoa, Os heterônimos e os graus de lirismo, s/d, PESSOA, Fernando. Obras em prosa. Rio: Nova Aguilar, 1986.)

Decida se você quer ser um profissional de uma profissão chata, que paga mal, que exige de você o cumprimento de um programa conforme o "livro do professor", ou se vai começar a pensar, e vai pensar com a maior liberdade possível, embora, ao tente ajudar a construir conhecimento, filtre o que você diz para que saia o que parece funcional em sua turma.

Proponha classificações para:

. 'não',
. 'antes',
. 'vivamente',
. 'infelizmente',
. 'somente',
. 'assim'
. 'nem',
. 'e',
. 'também',
. 'de vez'
. 'até' e
. 'eis".

Procure em textos reais frases com esses vocábulos (pegue bons contos, boas crônicas na Internete, use o localizador CONTROL F, copie com contexto frasal), e tente classificá-los, utilizando critérios tradicionais, de Mattoso Camara, de outras fontes.

Nenhum comentário: